Páginas

Sentimento que a razão desconhece



O Brasil é o país do futebol, dizem. Somos apresentados a esse mundo desde cedo. Se você for vasculhar fotos antigas, provavelmente vai achar pelo menos uma em que você esteja com a camisa ou qualquer espécie de objeto de um time. Como aquele comercial de cerveja diz: quem escolhe o nosso time é o nosso pai. Mas eu prefiro dizer que ele (ou quem quer que tenha escolhido) apenas nos apresenta e dependendo da nossa relação com ele daquele momento em diante, continuamos com o mesmo, mudamos ou simplesmente não torcemos pra time nenhum.
O futebol é uma das maiores paixões do brasileiro. É só ter Copa do Mundo pro Brasil parar. Tudo bem que o brasileiro só precisa de uma desculpa pra não fazer nada, mas futebol é futebol. Torcer é uma das melhores coisas que existe. Ir ao estádio com o seu pai e poder falar palavrão sem ele se importar, melhor ainda, ouvir seu pai gritar palavrões que você nem sabia que existiam. Sem contar a rivalidade. Brasil e Inglaterra, Brasil e França e a melhor: Brasil e Argentina. É bom demais ver nossos hermanos perdendo, principalmente se for pra gente. Como sou do Rio, não poderia deixar de falar sobre a maior rivalidade carioca: Vasco e Flamengo. Assim que você aprende a amar o seu time, aprende a odiar o outro. Mas é um ódio saudável, se é que se pode dizer isso. Ou pelo menos deveria ser, mas todo mundo sabe que muitas vezes não é o que acontece. Até hoje não fui a um jogo contra o Flamengo por causa disso, minha mãe nunca deixou. Cresci ouvindo que o Fluminense não tem torcida, Botafogo não é time e que o Flamengo representava bem a maior torcida do país, uma vez que a maioria é pobre e analfabeta. E que era melhor torcer pra times de outros países, do que pro Flamengo.
Discutir futebol é como discutir política ou religião. A conversa dura horas e horas e no final ninguém chega a lugar nenhum. Ninguém convence ninguém de nada. Saber disso ou não, também não faz a menor diferença, você vai acabar discutindo de qualquer jeito. Ir aos estádios e vibrar com a torcida é algo que eu não tenho palavras pra descrever, quem já o fez sabe do que eu estou falando e quem não sabe deveria experimentar. O futebol é tão fantástico que mesmo quando a pessoa não sabe o nome de nenhum jogador ou o que é impedimento (mulher também sabe, ok?), ela torce e dá opinião, mesmo que não faça muito sentido ou que ela esteja apenas reproduzindo o que ouviu. Por mais que não goste de futebol, é só ter um jogo importante que ela vira torcedora fanática e se bobear ainda discute com você. Sem contar que quase todo brasileiro acha que sabe jogar ou que é técnico. Sabe uma coisa que eu nunca entendi? Por que quando as pessoas assistem jogos pela televisão, elas gritam com os jogadores e os mandam fazer outras coisas? Por mais que você diga "hey, ele não está te ouvindo", elas continuam lá.
Uma das minhas maiores paixões é o Vasco da Gama. Sou vascaína antes mesmo de ter noção que eu existia. Mesmo se eu quisesse, não tinha escolha. Meus pais, meu avô materno e meus padrinhos eram e ainda são vascaínos. E eu os agradeço por isso. Meu pai e meu avô eram torcedores alucinados. Hoje em dia meu avô não está mais vivo e meu pai ainda torce, mas não como antigamente. Vou aos estádios desde pequena também e não tem uma vez que eu não fique arrepiada. Eu até falaria sobre a linda história do meu time, mas o post já está grande e eu não acho que interessaria muitas pessoas. E eu juro que estou tentando ser imparcial ... hahaha.
Por mais que a situação do meu time atualmente não seja das melhores, o meu amor por ele não diminui nem um pouco. Talvez seja esse um dos motivos do Brasil ser o país do futebol, somos dotados e movidos por um sentimento que a razão desconhece. Choramos, rimos, gritamos, xingamos e acima de qualquer coisa, amamos. No fim, os fatos não importam, " o meu time vai ser sempre o melhor. "



Resto do Post

2 comentários:

Vascooooooo !!
Adorei o post !! Porque será ?
Tudo bem que a gente nunca dá sorte torcendo pro nosso vascão , maaaaas ... tudo bem né ?!
Adorei o post e imparcial é o c***** VASCO É O MELHOR DO MUNDO !
hahahahahahahaha
;*

 

Thaiês, adorei a crônica (sim, eu que estou classificando, hihi).
Apesar de não gostar, melhor, detestar tudo relativo a esportes, esse seu texto diz muitas verdades.
É isso que singulariza o Brasil e faz com que, onde haja brasileiros, alguém sempre pergunte sobre futebol, Ronaldinho(s) e cia.

Beijos. (: